XII Semana Acadêmica da Matemática
SOBRE
A Semana Acadêmica da Matemática da UTFPR, Campus Toledo (SEMAT) tem o intuito de complementar a formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da instituição, que tem como preocupações preparar o acadêmico para o exercício do magistério nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como formar professores e pesquisadores com atitudes críticas e reflexivas nas áreas de Educação Matemática, Matemática Aplicada e Matemática Pura. Além disso, o evento configura-se como uma oportunidade para acadêmicos, pós-graduandos, professores e pesquisadores engajarem-se em atividades de pesquisa e na divulgação de seus trabalho.
A SEMAT é organizada pelo Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR - Campus Toledo e está em sua décima segunda edição, indicando uma consolidação na realização do evento, sendo esperado, principalmente, pelos acadêmicos do curso e docentes da região. Neste ano, o evento será realizado de forma subsequente à III Semana Integrada das Licenciaturas da UTFPR , que ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro de 2025.
Considerando as diversas possibilidades que se abrem aos acadêmicos do curso após a graduação, a Comissão Organizadora da XII SEMAT escolheu como tema "Explorando horizontes da matemática: caminhos profissionais após a licenciatura". A proposta busca refletir o papel transformador da matemática na formação profissional, no avanço do conhecimento científico e no estímulo à criatividade e à tecnologia.
Veja aqui as Semanas Acadêmicas da Matemática anteriores.
Local:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Toledo
Rua Cristo Rei, 19 - Vila Becker
85902-490 - Toledo - PR
Telefone: (45) 3379-6851
email: semat-td@utfpr.edu.br
ANAIS
CONVIDADOS
Clique na foto para maiores informações
AGENDA
15 de Outubro (Quarta-feira)
Local: Auditório 1 - Bloco E - UTFPR - Campus Toledo
19:00 - 19:30 - Credenciamento
19:30 - 20:00 - Solenidade de Abertura
20:00 - 21:30 - Palestra de Abertura
Título: Dinâmica no Toro Bidimensional: A Interação entre Propriedades Numéricas e Comportamento Geométrico de Campos Vetoriais
Palestrante: Prof. Dr. Wagner Augusto Almeida de Moraes (UFPR)
21:30 - 22:30 - Coquetel de Lançamento do Livro de Comemoração aos 10 anos do Curso
16 de Outubro (Quinta-feira)
Local: Bloco C - UTFPR - Campus Toledo
19:00 - 20:30 - Oficinas
20:30 - 21:00 - Intervalo
21:00 - 22:30 - Oficinas (continuação)
17 de Outubro (Sexta-feira)
19:00 - 20:30 - Apresentação de trabalhos
Local: Bloco C - UTFPR - Campus Toledo - Salas C-204, C-205, C-206 e C-309
20:30 - 20:50 - Intervalo
20:50 - 22:30 - Palestra de Encerramento
Título: Geometria em Sala de Aula
Palestrante: Prof. Dr. Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior (FURG)
Local: Auditório 1 - Bloco E - UTFPR - Campus Toledo
INSCRIÇÕES
Podem se inscrever na XII SEMAT acadêmicos, professores e demais interessados. As inscrições são GRATUITAS e os participantes receberão certificado de participação no evento. As inscrições devem ser realizadas até o dia 08/10/2025 preenchendo o formulário disponível AQUI . Para a participação na III Semana Integrada das Licenciaturas (SIL), que ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro de 2025, a inscrição deve ser realizada AQUI .
TRABALHOS
Serão aceitas submissões de trabalhos para apresentação na XII SEMAT relacionados à área da Matemática, Matemática Aplicada ou Educação Matemática. Os trabalhos devem abordar experiências ou pesquisas concluídas ou em andamento, podendo tratar, ainda, de propostas de aula ou análises de conteúdos.
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados oralmente em data, local e horário definidos pela comissão organizadora, conforme programação disponibilizada no site do evento.
Para a avaliação dos trabalhos considerar-se-á a relevância e a pertinência do trabalho para a XII SEMAT, bem como a coerência, a consistência conceitual e argumentativa na formulação do problema e no desenvolvimento do trabalho e a interlocução com a produção existente na área.
Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor principal e até quatro como co-autor. O texto dos trabalhos poderá ser submetido na forma de Resumo Expandido (entre 4 e 8 páginas, já inclusas as referências) ou Trabalho Completo (entre 9 e 14 páginas, já inclusas as referências). Os textos devem ter problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas.
Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.
SUBMISSÃO
Os trabalhos devem ser enviados para o email submissao-semat-td@utfpr.edu.br em duas versões, uma contendo o nome de todos os autores e outra (versão cega) sem o nome dos outros autores.
O arquivo deve estar nomeado da seguinte forma:
Na versão com todos os autores:
Trabalho Completo: TC_CPF_do_Primeiro_Autor
ou Resumo Expandido: RE_CPF_do_Primeiro_Autor
Na versão cega:
Trabalho Completo: TC_CPF_do_Primeiro_Autor_CEGA
ou Resumo Expandido: RE_CPF_do_Primeiro_Autor_CEGA
A avaliação se realizará em fluxo contínuo e os trabalhos devem ser enviados com as correções indicadas em até 7 dias após o recebimento do parecer.
Dúvidas sobre o envio de trabalhos, envie para o email submissao-semat-td@utfpr.edu.br
MODELOS
O formato de envio dos textos deve ser em .docx ou .tex.
• Modelo .docx
• Modelo .tex.
• Modelo para a Apresentação
CRONOGRAMA
• Submissão de trabalhos: de 02/07/2025 a 31/08/2025 16/09/2025 (prorrogado)
• Correção dos avaliadores: até 23/09/2025
• Envio da versão final (corrigida): até 30/09/2025
TRABALHOS ACEITOS
Confira AQUI a relação dos trabalhos aprovados e o ensalamento para as apresentações.
OFICINAS
Terça- 19:00 - 22:30 (16 de outubro)
Oficinas
Os participantes deverão selecionar uma única oficina durante a inscrição na XII SEMAT.1 - Mathematical English Essentials
João Eduardo de Moura (UTFPR - Toledo)
Local: Sala C-204
Resumo: O objetivo do minicurso é desenvolver vocabulário e fluência para descrever operações matemáticas básicas, números, formas e problemas simples em inglês.
2 - Introdução ao GAP: um sistema para a álgebra discreta computacional
Adriano Gomes de Santana (UTFPR - Toledo)
Local: Sala C-105 (LIFE)
Esta oficina ocorrerá no período da tarde
Resumo: O GAP é um sistema de álgebra computacional livre, desenvolvido inicialmente entre 1986 e 1997 na Universidade Técnica de Aachen, Alemanha, e atualmente mantido por uma parceria internacional de centros de pesquisa. Seu foco principal é a álgebra discreta computacional, com ênfase especial na teoria computacional de grupos finitos. O GAP oferece uma linguagem de programação própria, uma vasta biblioteca de funções algébricas e bancos de dados de objetos matemáticos, permitindo a modelagem e manipulação eficiente de estruturas algébricas complexas.
A relevância do GAP para a área da álgebra reside na sua capacidade de facilitar o estudo e a pesquisa em teoria dos grupos, álgebra linear, matrizes, álgebras e outras estruturas algébricas, automatizando cálculos que seriam impraticáveis manualmente. Além disso, o GAP é amplamente utilizado em ensino e pesquisa, contribuindo para a visualização e compreensão de conceitos abstratos.
Neste minicurso, serão abordados conteúdos fundamentais para o uso do GAP, incluindo programação na linguagem GAP, manipulação de matrizes e operações de álgebra linear, estudo de grupos finitos e suas propriedades, bem como a exploração de álgebras. O objetivo é proporcionar aos participantes uma introdução sólida para utilizar o GAP como ferramenta computacional no estudo da álgebra.
3 - A Matemática da Resolução do Cubo Mágico
Adriano Gomes de Santana, Robson Wilians Vinciguerra, Isabelly Birck, Raynanda Maria da Costa Justino, Patrick de Azevedo Laismann, Nicolas Alexandre Toledo Debus, Izabella Fiori dos Santos, Flávia Alexandra Basgal, Gustavo Walker Gomes da Silva, Ana Júlia Cardoso do Nascimento, Maria Eduarda dos Santos Pacheco, Letícia Mariany da Silveira, Lucas André Petry, Gusthavo Henrique da Silva Taborda e Leonardo Augusto Grazilio da Silva (UTFPR - Toledo)
Local: Sala C-206
Resumo: Este minicurso, ministrado pelos alunos do projeto de extensão Cubo Mágico, tem como objetivo apresentar os principais métodos para a resolução do Cubo Mágico, desde o básico até o avançado. Serão abordadas as etapas fundamentais do método de camadas, ideal para iniciantes, e o método avançado Fridrich (CFOP), que permite resolver o cubo de forma mais eficiente e rápida. Além das técnicas práticas, o curso explorará os conceitos matemáticos envolvidos no quebra-cabeça, como simetrias, rotações, geometria, análise combinatória e teoria de grupos, evidenciando a relação entre o cubo e a matemática. O minicurso visa desenvolver habilidades cognitivas como raciocínio lógico, espacial e memorização, proporcionando uma experiência didática e envolvente para todos os participantes.
4 - A influência da comunicação e da saúde mental no meio acadêmico
Kellen Campos e Lídia Guimarães (Florescer Clínica Multidisciplinar)
Local: Sala C-205
Resumo: Será abordado sobre a comunicação e a saúde mental no meio acadêmico. Abordando também sobre o autismo infantil, principalmente no ambiente escolar.
5 - Desvendando a Natureza, os Mistérios da Proporção Áurea e da Sequência de Fibonacci
Mauro André Junges Rech
Local: Sala C-303 (LEM)
Resumo: O minicurso contará com uma explicação teórica sobre de onde vem a proporção áurea, de onde surge o número de ouro, relação com alguns objetos matemáticos como a estrela, como a proporção está relacionada com a sequência de Fibonacci, é relações da proporção com o corpo humano
6 - Jogando de Forma Inclusiva: Matemática Acessível e o DUA
Aline Keryn Pin, Vanessa Largo Andrade, Mariana Furlan Tissiane, Phelip Terres Zimmermann, Suzane Bubna Lara, Leandro Charava dos Santos e Maria Fernanda Bronel
Local: Sala C-105 (LIFE)
Resumo: A oficina tem como objetivo promover reflexões sobre a Educação Matemática Inclusiva e apresentar estratégias didáticas para o ensino de matemática na educação básica. Organizada pelos acadêmicos do projeto Licenciando, a atividade será dividida em dois momentos. No primeiro, os participantes terão contato com conceitos fundamentais sobre Desenho Universal (DU) e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), explorando também o jogo “Avançando com o Resto”, que possibilita trabalhar diferentes formas de compreender a divisão de maneira lúdica e acessível. No segundo momento, será desenvolvido o jogo “Número secreto”, que favorece a compreensão de conteúdos como múltiplos, divisores, potências e raízes, permitindo abordar tais conceitos a partir de diferentes estratégias de resolução e representações. A proposta da oficina é estimular a construção coletiva de conhecimentos matemáticos e a valorização de práticas inclusivas que atendam às diversas formas de aprender.
COMISSÕES
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Sérgio Flávio Schmitz - Coordenador da SEMAT
Prof. Dr. Leandro Antunes - Vice-coordenador da SEMAT
Prof.ª Dra. Barbara Winiarski Diesel Novaes
Prof.ª Ma. Dione Inês Christ Milani
Prof.ª Dra. Jahina Fagundes de Assis Hattori
Prof. Dr. Loreci Zanardini
Prof.ª Dra. Márcia Regina Piovesan
Prof. Dr. Márcio Paulo de Oliveira
Comissão Científica
Prof. Dr. Márcio Paulo de Oliveira - Coordenador
Prof.ª Ma. Dione Inês Christ Milani Vice-coordenadora
Comissão de Pareceristas
Prof. Dr. Adriano Gomes de Santana
Prof.ª Dra. Aracéli Ciotti de Marins
Prof.ª Dra. Aline Keryn Pin
Prof.ª Dra. Barbara Winiarski Diesel Novaes
Prof. Dr. Cezar Ricardo de Freitas
Prof.ª Dra. Daniela Trentin Nava
Prof.ª Ma. Dione Inês Christ Milani
Prof. Dr. Emerson Tortola
Prof. Dr. Gustavo Henrique Dalposso
Prof. Me. Ivan José Coser
Prof.ª Dra. Jahina Fagundes de Assis Hattori
Prof.ª Dra. Jocelaine Cargnelutti
Prof.ª Dra. Karen Carrilho da Silva Lira
Prof. Dr. Leandro Antunes
Prof. Dr. Loreci Zanardini
Prof.ª Dra. Márcia Regina Piovesan
Prof. Dr. Márcio Paulo de Oliveira
Prof. Dr. Renato Francisco Merli
Prof.ª Dra. Regiane Slongo Fagundes
Prof. Dr. Robson Willians Vinciguerra
Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan
Prof.ª Dra. Rosângela Aparecida Botinha Assumpção
Prof. Dr. Sérgio Flávio Schmitz
Prof.ª Dra. Suellen Ribeiro Pardo Garcia
Prof.ª Ma. Tatiany Mottin Dartora
Prof. Dr. Vanderlei Galina
Prof.ª Dra. Vanessa Largo
Prof. Dr. Wilian Francisco de Araujo
Mauro André Junges Rech
Local: Sala C-303 (LEM)
Resumo: O minicurso contará com uma explicação teórica sobre de onde vem a proporção áurea, de onde surge o número de ouro, relação com alguns objetos matemáticos como a estrela, como a proporção está relacionada com a sequência de Fibonacci, é relações da proporção com o corpo humano
Aline Keryn Pin, Vanessa Largo Andrade, Mariana Furlan Tissiane, Phelip Terres Zimmermann, Suzane Bubna Lara, Leandro Charava dos Santos e Maria Fernanda Bronel
Local: Sala C-105 (LIFE)
Resumo: A oficina tem como objetivo promover reflexões sobre a Educação Matemática Inclusiva e apresentar estratégias didáticas para o ensino de matemática na educação básica. Organizada pelos acadêmicos do projeto Licenciando, a atividade será dividida em dois momentos. No primeiro, os participantes terão contato com conceitos fundamentais sobre Desenho Universal (DU) e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), explorando também o jogo “Avançando com o Resto”, que possibilita trabalhar diferentes formas de compreender a divisão de maneira lúdica e acessível. No segundo momento, será desenvolvido o jogo “Número secreto”, que favorece a compreensão de conteúdos como múltiplos, divisores, potências e raízes, permitindo abordar tais conceitos a partir de diferentes estratégias de resolução e representações. A proposta da oficina é estimular a construção coletiva de conhecimentos matemáticos e a valorização de práticas inclusivas que atendam às diversas formas de aprender.
COMISSÕES
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Sérgio Flávio Schmitz - Coordenador da SEMAT
Prof. Dr. Leandro Antunes - Vice-coordenador da SEMAT
Prof.ª Dra. Barbara Winiarski Diesel Novaes
Prof.ª Ma. Dione Inês Christ Milani
Prof.ª Dra. Jahina Fagundes de Assis Hattori
Prof. Dr. Loreci Zanardini
Prof.ª Dra. Márcia Regina Piovesan
Prof. Dr. Márcio Paulo de Oliveira
Comissão Científica
Prof. Dr. Márcio Paulo de Oliveira - Coordenador
Prof.ª Ma. Dione Inês Christ Milani Vice-coordenadora
Comissão de Pareceristas
Prof. Dr. Adriano Gomes de Santana
Prof.ª Dra. Aracéli Ciotti de Marins
Prof.ª Dra. Aline Keryn Pin
Prof.ª Dra. Barbara Winiarski Diesel Novaes
Prof. Dr. Cezar Ricardo de Freitas
Prof.ª Dra. Daniela Trentin Nava
Prof.ª Ma. Dione Inês Christ Milani
Prof. Dr. Emerson Tortola
Prof. Dr. Gustavo Henrique Dalposso
Prof. Me. Ivan José Coser
Prof.ª Dra. Jahina Fagundes de Assis Hattori
Prof.ª Dra. Jocelaine Cargnelutti
Prof.ª Dra. Karen Carrilho da Silva Lira
Prof. Dr. Leandro Antunes
Prof. Dr. Loreci Zanardini
Prof.ª Dra. Márcia Regina Piovesan
Prof. Dr. Márcio Paulo de Oliveira
Prof. Dr. Renato Francisco Merli
Prof.ª Dra. Regiane Slongo Fagundes
Prof. Dr. Robson Willians Vinciguerra
Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan
Prof.ª Dra. Rosângela Aparecida Botinha Assumpção
Prof. Dr. Sérgio Flávio Schmitz
Prof.ª Dra. Suellen Ribeiro Pardo Garcia
Prof.ª Ma. Tatiany Mottin Dartora
Prof. Dr. Vanderlei Galina
Prof.ª Dra. Vanessa Largo
Prof. Dr. Wilian Francisco de Araujo
LOCAL















